quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

COMO LER BEM!!! Para as turmas (5A, 5E,6A ,7A,7B,7C,7D,8A)

Atividades de leitura e produção de texto para semana de rodízio 


1° Ler o Texto 'Como ler bem'(Abaixo); (5A, 5E, 6A,7A,7B,7C,7D,8A)
2°Retirar do texto três dicas que julgar mais importante para uma boa leitura e justificar;(6A,7A,7B,7C,7D,8A)
 3° Ler a letra da música 'Vilarejo' e produzir um texto que exprima sua opinião sobre a letra. O que você achou da letra? O que é importante? Qual a relação da música com a atualidade? Etc.(APENAS PARA 7A,7B,7C,7D)

Link para letra da música:

Link para vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=u8M8lBTXxik
Boa Leitura!!!!!!



O texto abaixo nos dá uma dica sobre como fazer uma boa leitura!!!!

COMO LER BEM?

"Ler um livro é estabelecer um diálogo animado pelo desejo de compreender. Nossa leitura deve ser governada por um princípio fundamental de respeito à voz que nos fala no livro. Não temos o direito de desprezar um livro só porque contradiz nossas convicções, como também não devemos elogiá-lo incondicionalmente se estiver de acordo com elas". (Prof. Armando Zubizarreta).
 
Qualquer leitor, portanto, tem como primeiro desafio o de estar pronto para ler: disposto a aprender e aproveitar a leitura. Mesmo em caso de tratar-se, à primeira vista, de mera tarefa e não de algo que possa lhe dar prazer. Essa preparação exige dois pré-requisitos: prestar atenção   e   evitar   a   avidez.   Devorar   centenas   de   páginas   não   leva   a   nada. 
Você vai ler? Saiba então que a compreensão de um texto exige mais do que o simples correr dos olhos sobre as letras. Comece por escolher um local tranquilo, confortável, bem iluminado. E não se apavore em caso de não conseguir entender tudo de imediato. A compreensão depende do nível cultural do leitor, que vai se ampliando a cada nova leitura ou releitura. Recomenda-se, em geral, que não se passe ao parágrafo seguinte sem ter entendido bem o anterior. Isso você pode conseguir, voltando e relendo o trecho quantas vezes forem necessárias e, se preciso, recorrendo a dicionários e enciclopédias. No entanto, não se deve interromper demais a leitura. 
Por isso, conforme-se em aprender o significado geral, sabendo que,   com   o   hábito   de   ler,   essa   tarefa   vai   ficar   cada   vez   mais   fácil. Lembre-se sempre que um mínimo de disciplina é indispensável ao leitor que quer ou precisa aprender. A leitura, para ser mais produtiva, pode ser dividida em fases:
   »   Faça um reconhecimento do texto para saber de que assunto trata. Mesmo no caso de romance é bom ter uma ideia do tema central.
    »     Procure isolar as informações principais. Para isso, é bom sublinhar ou assinalar passagens.
   »   Ao encontrar expressões especializadas, (de medicina, direito, etc.) procure conhecer e anotar seus significados. Assim, além de aumentar seu vocabulário, você conseguirá uma correta interpretação de sua leitura.
    »     Procure separar os fatos, das interpretações que deles faz o autor. Retome as
informações essenciais que foram isoladas anteriormente, para saber que relações existem entre elas.

É isso ai!!!






terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Bem-Vindos!

Alunos da escola Marechal do Ar!

Reforma na escola. Uma ótima oportunidade pra utilizarmos esse belo recurso que é a internet. Comentários, referências, sugestões, tudo isso é muito bem- vindo! 

Dúvidas, sugestões, textos e etc poderão ser enviadas também para nosso e-mail : leitoresemrede@hotmail.com

Bom começo de ano letivo a todos, que esse ano possamos ter experiências diferentes em relação aos estudos!

BJS♥
Professora Cláudia